10 dicas para otimizar seus estudos

Oi, gente! Como estou em semana de testes na escola, decidi fazer esse post sobre dicas de estudo que sempre deram certo para mim. 

1 – Preste atenção nas aulas!

Isso é o básico! Se você não presta atenção na explicação do professor, ficará muito mais difícil assimilar o conteúdo. Faça silêncio no momento em que a matéria está sendo dada, tire dúvidas e participe com alguma informação que você possa ter sobre o assunto da aula.

2 – Faça as atividades de casa!

Eu sei que essa dica é meio óbvia, mas, apesar disso, muitos alunos não fazem as atividades de casa. No momento em que você está respondendo as questões, além de revisar o conteúdo, ainda tem a chance de descobrir quais são suas dúvidas, anotá-las no caderno ou post-it e tirá-las durante a aula com o professor.

3 – Estude os conteúdos novos!

Quando um professor passar um conteúdo novo, já estude no mesmo dia para se familiarizar com o assunto. Se não, as matérias vão se acumulando e, quando você vai ver, já está a poucos dias das provas. Se preferir, monte um cronograma para se assegurar de que irá seguir sua rotina de estudos.

4 – Use a tecnologia à seu favor!

Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada do aprendizado. Você já imaginou que tudo o que você quiser aprender tem na internet? Há muitos sites e vídeos interessantes com todo tipo te conteúdo que podem te ajudar a ter domínio sobre a matéria. Alguns que indico são Geekie Games e Khan Academy, mas existem vários outros.

5 – Tempo não é sinônimo de qualidade!

Não adianta estudar várias horas por dia se você não consegue avançar no conteúdo. Encontre um local adequado, em silêncio, onde ninguém irá te incomodar. O ideal é você estudar até se sentir que está confortável em relação à matéria.Também não vá revisar se estiver cansado ou com fome, por exemplo, porque não irá render quase nada. Lembre-se: são melhores duas horas de estudo e concentração do que quatro horas se distraindo enquanto diz que estuda.

6 – Resumos, canetinhas, marca-textos e post-its!

É muito interessante tornar seus resumos mais atrativos e dinâmicos com a utilização de canetinhas coloridas, marca-textos, post-its, enfim… Acredito que a compreensão do conteúdo fique mais fácil e será bem mais útil no momento de revisão.

7 – Tente explicar o conteúdo!

Essa é uma ótima maneira de saber se você já assimilou a matéria ou não. Tente explicar o assunto para outras pessoas, ou até para você mesmo, pois assim você revisa e descobre quais são suas dificuldades. Eu sempre falei sozinha enquanto estudava e isso sempre me ajudou muito, kkkkkk.

8 – Resolva questões!

Dessa forma, você não irá se limitar às formatações de questões da sua escola. Tente procurar questões de Enem sobre o conteúdo que você está estudando, assim você terá certeza de que está preparado. Um ótimo site é o Qconcursos, porque dá para pesquisar as questões por ano, matéria e assunto.

9 – Nota é consequência!

Não se preocupe somente com notas, elas serão reflexo do seu esforço e dedicação no estudo e aprendizado. Se você estudou direitinho, respondeu questões, fez resumos e revisou, muito provavelmente a consequência é uma nota boa.

10 – Não desista!

Porque as recompensas virão depois. E não estou falando só de passar por média! Se você assimilar os conteúdos desde cedo, terá mais facilidade em revisar antes do Enem e grande probabilidade de ter um bom resultado. Eu sempre gosto de pensar que o que está em jogo é o meu futuro. Eu, por exemplo, pretendo seguir a carreira de médica, então tenho que estudar desde agora para colher os frutos depois.

Bem, foi isso!

Até a próxima!

Anúncios

4 comentários sobre “10 dicas para otimizar seus estudos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s