Resenha: “Matilda” – Roald Dahl

Matilda

Autor: Roald Dahl

Editora: WMF Martins Fontes

Número de páginas: 264

Avaliação: 5 / 5

Sinopse: Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais viam televisão o tempo todo e achavam muito estranho uma menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois ela não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. A história de Matilda até que poderia ser triste. Mas Roald Dahl conta as coisas de um jeito tão absurdo e exagerado, inventa tantas travessuras e aventuras malucas, que tudo acaba ficando engraçado.

Como o Dia das Crianças está chegando, decidi falar hoje sobre esse livro infantil muito fofo que já foi adaptado para filme.

Ele irá contar a história de Matilda, uma menininha muito inteligente, mas negligenciada pelos pais. O Sr. e a Sra. Losna, assim como seu filho mais velho, são obcecados pela televisão e acham muito estranho e desprezível uma garotinha como sua filha gostar de ler. Mas tudo começa a mudar quando a nova professora de Matilda nota seu potencial.

“Os pais e as mães são engraçados. Mesmo quando o filho é a maior pestinha que se pode imaginar, continuam achando que ele é maravilhoso. Alguns pais vão ainda mais longe. Ficam tão cegos de adoração, que conseguem convencer-se de que o filho tem qualidades de gênio.”

“Os professores sofrem muito tendo que ouvir pais orgulhosos falarem todas essas bobagens, mas geralmente conseguem se vingar na hora de escrever os relatórios de fim de ano. […] Ou, se no dia eu estivesse mais lírica, talvez escrevesse: “É curioso que os gafanhotos tenham seus órgãos auditivos nas laterais do abdômen. Sua filha Vanessa, a julgar pelo que ela aprendeu neste ano, não tem órgão auditivo nenhum.”

Como eu já falei, esse livro é muito fofo e divertido. Eu lembro que, na época que o li, achei a história muito engraçada. É incrível a criatividade do autor! Roald Dahl, para quem não sabe, também escreveu “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.

O livro é super curtinho e contém ilustrações. Recomendo não só para as crianças, mas para qualquer público. Garanto que é muito bom!

Esse livro é um ótimo presente de Dia das Crianças para aqueles que querem incentivar a leitura. Tenho certeza de que os pequenos vão adorar!

Anúncios

6 comentários sobre “Resenha: “Matilda” – Roald Dahl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s