TAG literária: “Senhora! Senhora!”

Oi, gente!

Recentemente, teve uma senhora que saiu correndo enquanto uma repórter queria entrevistá-la. Então o blog A Colecionadora de Histórias teve a ideia de criar essa TAG, que eu vou responder hoje!

Quem me indicou foi o Nerd Book’s Blog.

Regras:

  • Responda todas as perguntas;
  • Marque seus blogs amigos;
  • Dê os créditos de criação da TAG.

Perguntas:

(A reportagem começa, com a jornalista narrando:) “A servidora repetiu o ritual nos 3 dias, e a nossa equipe a acompanhou indo e voltando da assembléia.
Ela sai às 6:30 da manhã, bate o ponto, sai pela porta da frente […] No último dia, depois de bater o ponto, […] ela resolve caminhar no bosque ao lado. Passa quase 2 horas sentada.”

1. Desafio! Encontre um livro com uma jornalista na história e deixe a sinopse. 

A única jornalista de um livro que eu me lembrei foi Rita Skeeter, que apareceu pela primeira vez em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”. OBS.: A sinopse pode ter spoilers dos livros anteriores.

Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim…

O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas.

Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort.

Além de todos os desafios, há feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição.

Harry Potter é o tipo de livro que fascina, encanta, surpreende e prende a atenção até o último segundo. Uma série recomendada para todas as idades.

2. Sorria, você está sendo filmado! O livro que você está lendo no momento.

“A Volta ao Mundo em 80 Dias”. Na verdade faz muito tempo que eu estou lendo esse livro, mas sempre aparece algum mais interessante.

3. Utilidade pública! Uma trilogia/série/saga que deveria ser de conhecimento geral.

“Jogos Vorazes”, com certeza.

4. Ritual sagrado! Cite um livro que você releu, e por quê.

Eu não costumo reler livros. Acho que os únicos foram os paradidáticos da escola, para eu poder fazer as atividades avaliativas.

5. Batendo o ponto! Um livro que você leu por obrigação, ou somente porque “estava na moda”.

Um livro que eu li porque estava na moda foi “A Culpa é das Estrelas”. Quando eu fui ler nem sabia do que se tratava. Acabei gostando da leitura, mas não achei tão bom quanto muitas pessoas acharam.

6. Enrolando no bosque! Um livro que você demorou muito pra terminar.

Na verdade, não me lembro de nenhum livro que eu tenha demorado muito mesmo para terminar.

7. Pega na mentira! Cite uma personagem “cara de pau”.

Thénardier, de “Os Miseráveis”. Eu não li o original, só um paradidático da escola BASTANTE resumido, mas já deu para perceber que esse personagem é muito “cara de pau”. 

8. Cite um autor não tão conhecido que deveria ser homenageado.

Stephanie Perkins, autora de “Anna e o Beijo Francês”, “Lola e o Garoto da Casa ao Lado” e “Isla e o Felizes Para Sempre”. Eu não tive muitas opções para essa pergunta, porque geralmente leio obras de escritores mais conhecidos. Mas como os livros da Stephanie foram os primeiros que eu li do gênero, achei uma boa ideia colocá-la nessa resposta.

9. Profissão: Leitor! Um livro que você abandonou ou que te decepcionou totalmente.

O único livro que eu abandonei na vida foi “O Silmarillion”, de J. R. R. Tolkien. Tinham muitos nomes e lugares diferentes, por isso não me empolguei com a leitura. Já tinha lido “O Hobbit” antes e gostado bastante, mas depois desse livro eu fiquei meio apreensiva em ler “O Senhor dos Anéis”.

10. Redundância. Um livro que você considera “mais do mesmo”.

“Ser Feliz É Assim”, escrito por Jennifer E. Smith. Diferentemente de “A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista”, nesse livro não tem nada de original: um cara famoso se apaixona por uma garota comum, mas eles não podem ficar juntos.  Não é que eu não tenha gostado, só esperava mais da autora.

11. Ninguém pode saber! Um livro da estante que você esconderia de tão precioso!

Qualquer um! Não gosto de emprestar meus livros.

12. Eu nunca fiz isso! Um livro que você tem vergonha de ter lido.

Sinceramente, não tenho vergonha de ter lido nenhum livro.

13. Cooorre! Um livro/autor que você não leria de jeito nenhum.

Meg Cabot. Não é que eu não leria de jeito nenhum, simplesmente não tenho interesse.

14. Atrás dela! Cite uma personagem determinada.

Desculpa pela resposta óbvia, mas não tem personagem mais determinada do que Katniss Everdeen.

15. Um autor que você perseguiria até não aguentar mais! (ou seja, leria até a lista de compras).

Agatha Christie, claro!


Não vou indicar nenhum blog, mas quem quiser pode responder essa TAG.

Até a próxima!

7 comentários sobre “TAG literária: “Senhora! Senhora!”

Deixe um comentário

