Resenha: “O Vilarejo” – Raphael Montes

Autor: Raphael Montes

Editora: Suma de Letras

Número de páginas: 96

Avaliação: 4 / 5

Sinopse:

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.

As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Esse livro é composto por sete contos inspirados nos pecados capitais, cada um focando na história de um dos moradores de um vilarejo. Dessa forma, todos os textos se interligam e resultam num único desfecho.

Logo no prefácio, o autor diz que esses contos são apenas a tradução dos cadernos de uma senhora falecida aos cento e dois anos, cujos escritos eram de um idioma antigo chamado cimério, o que me ajudou a já entrar no clima da história.

Confesso que não costumo ler livros brasileiros ou mesmo de contos, então “O Vilarejo” foi uma boa pedida para mudar um pouco minhas leituras.

A forma como Raphael Montes escreveu faz parecer que todos os acontecimentos no livro foram reais. No prólogo, o autor retoma um fato talvez esquecido pelo leitor ao longo da história, o que foi bastante interessante.

Resumindo: “O Vilarejo” é um ótimo livro de contos nacional, que mostra o mal presente em cada ser humano e o que eles são capazes de fazer em situações extremas. Recomendo a leitura principalmente para aqueles que buscam um bom livro curto com um toque de suspense/terror.

E vocês? Já leram esse ou algum outro livro de Raphael Montes? Se sim, comentem suas opiniões.

Espero que tenham gostado da resenha!

Até a próxima!

Anúncios

6 comentários sobre “Resenha: “O Vilarejo” – Raphael Montes

  1. Oi Malu! Adorei sua resenha!
    Eu não conheço esse autor, mas fiquei interessada no livro assim que vi uma propaganda do lançamento e tal.
    Também não costumo ler livros nacionais, mas esse parece realmente interessante e é bom de vez em quando variar um pouco, né?!
    Fiquei mais curiosa ainda para ler essa obra. Já vai pra minha lista (quilométrica) de “desejados” haha

    Sucesso!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s