Resenha: “It – A Coisa” – Stephen King

Autor: Stephen King

Editora: Suma de Letras

Número de páginas: 1104

Avaliação: 5 / 5

Sinopse: 

Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em ‘It – A Coisa’, clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

Abalado com a morte do irmão, Bill Denbrough encontra consolo na companhia de seus amigos: Eddie, Ben, Richie, Beverly, Stan e Mike. Quando uma série de assassinatos brutais começa a ocorrer na cidade de Derry, eles se unem para derrotar a Coisa e vingar a morte do pequeno George. Juntos, derrotam a criatura e fazem uma promessa de que, se ela voltasse a atacar, todos eles retornariam à cidade para enfrentá-la novamente.

“— Eles flutuam — rosnou a coisa —, eles flutuam, Georgie, e quando você estiver aqui embaixo comigo, também vai flutuar…”

Aproximadamente 28 anos depois, Mike, o único deles a permanecer em Derry, liga para todos comunicando que a Coisa está de volta. Com os acontecimentos da infância esquecidos na memória, eles terão que descobrir o que aconteceu naquele verão de 1958 para poderem matar a criatura que está causando pânico mais uma vez na pequena cidade.

Apesar da quantidade de páginas, a narrativa fluiu muito bem. Os personagens do livro são maravilhosos: cada um deles tem seus próprios problemas e peculiaridades. O autor também criou a Coisa com maestria. Pennywise, que geralmente assume a aparência de um palhaço, representa a personificação do medo, adquirindo a forma daquilo que mais assusta quem o vê.

“Sou todo pesadelo que você já teve”

Ainda que seja um livro de terror, a história foca no crescimento e amadurecimento dos personagens principais e em como a amizade deles os ajudou a enfrentar seus piores medos. “It – A Coisa” retrata também cenas violentas, fazendo uma crítica aos diversos tipos de preconceito e pondo em dúvida a sanidade dos seres humanos.

O desfecho da história foge do convencional, mostrando mais uma vez a capacidade do Stephen King de prender a atenção do leitor até a última página.

Um aspecto que achei interessante foi o fato de um dos personagens de “O Iluminado” – Dick Hallorann – ser mencionado ao decorrer do livro, o que de alguma maneira conferiu uma certa veracidade à história.

Se você, assim como eu, está com medo de começar a ler “It- A Coisa” devido ao tamanho do livro, pode começar a lê-lo tranquilamente. As páginas passam voando e, quando nos damos conta, a história já acabou, deixando nós leitores com saudades desses personagens incríveis e cativantes.

E vocês? Já leram “It – A Coisa”? Se sim, falem aqui nos comentários o que acharam!

Espero que tenham gostado da resenha!

Até a próxima!

Anúncios

17 comentários sobre “Resenha: “It – A Coisa” – Stephen King

  1. Ainda não li, mas já está na minha lista. Já li várias resenhas sobre e a sua é a primeira que cita o fato de que o livro menciona o Dick, o que achei muito interessente. King sempre gosta de entrelaçar seus livros 💛 Ótima resenha.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Apesar de sempre ter ouvido falar (por alto) sobre este livro, nunca tinha me interessado de fato. Talvez também em virtude de ter assistido o (deplorável) filme. Mas de uns dias pra cá brotou a vontade, após ler algumas boas resenhas. A sua confirmou minha vontade. 🙂
    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu não me interessei muito pelo livro, por que não costumo ler histórias de terror, mas pelo desafio literário de 2016(que pede uma históri de terror) irei ler um livro, e como sei que suas resenhas são incríveis, já sabia onde encontrar uma. Na realidade, eu amo livros grandes… enormes! Mas é que eu tenho medo é da história mesmo… 😰😱 :/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s