Resenha: “Orgulho e Preconceito” – Jane Austen

Autora: Jane Austen

Editora: Martin Claret

Número de páginas: 480

Avaliação: 5 / 5

Sinopse:

Jane Austen inicia Orgulho e Preconceito com uma das mais célebres frases da literatura inglesa: “É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa”. O livro é o mais famoso da escritora e traz uma série de personagens inesquecíveis e um enredo memorável. Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Nesse livro, aspectos diferentes são abordados: orgulho encontra preconceito, ascendência social confronta desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses aspectos da trama conduzem os personagens ao auto-conhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra prima da escritora, que equilibra comédia com seriedade, observação meticulosa das atitudes humanas e sua ironia refinada.

Publicado originalmente em 1813, “Orgulho e Preconceito” é considerado a mais célebre obra da escritora inglesa Jane Austen.

A história tem início com a vinda do Sr. Bingley a Netherfield, uma bela propriedade localizada em Hertfordshire. Sendo um jovem de família abastada, logo as mães da cidade buscam casá-lo com suas filhas.

Mas a sorte estava ao lado da Sra. Bennet, pois sua filha  Jane e o Sr. Bingley, tendo personalidades bastante similares, apaixonam-se perdidamente um pelo outro.

Elizabeth Bennet, embora satisfeita pela felicidade da irmã, mostra-se intolerante em relação a Fitzwilliam Darcy, amigo do Sr. Bingley. Diferentemente do colega, ele demonstra ser um homem muito orgulhoso e de personalidade repugnante, desagradando à população local.

“Ela é tolerável, mas não bela o bastante para me tentar.” – Sr. Darcy

Seus sentimentos são recíprocos. No entanto, após certo tempo, a opinião de ambos muda drasticamente e Elizabeth passa a ser objeto de estima do Sr. Darcy. Seria esse amor capaz de sobreviver à diferença de classes sociais?

Minhas impressões:

Com a brilhante construção de diálogos, marcados pela ironia característica da autora, e o excelente desenvolvimento de personagens, Jane Austen faz uma série de críticas aos costumes da sociedade inglesa do século XIX.

Já na primeira frase do livro, somos apresentados à mentalidade da obrigatoriedade do casamento, que mais são baseados quase que inteiramente nas riquezas.

“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro que possua grande fortuna deve estar à procura de uma esposa.”

A partir de um diálogo, também são expostas as expectativas que se tinha em relação às moças da época: saber cantar, dançar, desenhar, dominar as línguas modernas e cultivar-se através de extensa leitura.

“Nunca vi tal mulher. Deve ser uma coisa assustadora de se olhar.” – Elizabeth Bennet

O título “Orgulho e Preconceito” faz referência ao comportamento dos dois personagens principais: enquanto o Sr. Darcy se mostra um homem arrogante devido ao seu excessivo orgulho, Elizabeth demonstra preconceito em relação a ele, formando uma ideia equivocada sobre seu caráter; embora ambos troquem de papéis diversas vezes ao longo do livro.

Por esses e outros motivos, mesmo após mais de duzentos anos de sua publicação, esse clássico continua a agradar leitores por todo o mundo!


Por último, gostaria de deixar claro que eu ADOREI esse livro ❤

Super indico a leitura!

Até a próxima!

Anúncios

12 comentários sobre “Resenha: “Orgulho e Preconceito” – Jane Austen

  1. ah sabia q vc ia amar! Eu tô bem relendo pq não vi o filme e não resisti rsrs
    Você já viu o filme? No filme a Lizzie fala q nunca vou uma mulher assim e que deve ser algo horrível hahah Bingley ri mto. Adoro! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s