Resenha: “Como Eu Era Antes de Você” – Jojo Moyes

Autora: Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Número de páginas: 320

Avaliação: 4 / 5

Sinopse: 

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade – um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas – e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Após perder o emprego e sem muitas perspectivas de vida, Louisa Clark passa a trabalhar cuidando de Will Traynor, um tetraplégico rico, sarcástico e arrogante, que antes de ser atropelado por uma moto levava uma vida extremamente ativa na movimentada cidade de Londres.

Preso a uma cadeira de rodas e dependendo de outras pessoas para viver, agora ele se questiona se sua vida vale realmente a pena.

“O pior é perder a capacidade de tomar suas próprias decisões, de não ser capaz de fazer qualquer coisa sem precisar de ajuda.”

Inicialmente, Louisa detesta ter de passar tanto tempo ao lado dele, mas logo ambos formam uma forte amizade. Então ela terá que convencê-lo a mudar de ideia, mostrando a ele que ainda há maneiras de ser feliz.

Minhas impressões:

Nunca me interessei muito por livros de romance contemporâneo, mas por algum motivo este me chamou atenção.

A autora não mostra apenas uma história romântica, mas apresenta também diversas dificuldades que os deficientes físicos sofrem nos dias de hoje. O livro fala acima de tudo sobre perdasaprendizado e de como algumas decisões estão fora de nosso alcance.

A linguagem utilizada é simples, o que facilita o nosso envolvimento com a leitura. A maior parte do livro é narrada em primeira pessoa sob a perspectiva de Louisa, mas há também alguns capítulos narrados por personagens secundários, ajudando-nos a entender seus pensamentos e decisões.

Os personagens do livro são muito reais, o que me fez me aproximar ainda mais deles e das situações pelas quais passam. Eles são apenas pessoas comuns, que pelo destino tiveram de enfrentar certos problemas ao longo da vida.

Louisa é uma personagem alegre e espontânea que nunca sonhou em deixar a pequena cidade onde mora ou o emprego no The Buttered Bun. Já Will esteve em vários lugares do mundo e agora sente-se deprimido pela impossibilidade de fazer muitas das atividades que gostava. Juntos, eles viverão novas experiências e Will fará Lou enxergar novos horizontes.

“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”

Super recomendo esta leitura! O final do livro é triste e emocionante, mas a autora consegue nos mostrar que ainda há uma pitada de esperança, ou seja, que devemos seguir em frente.

“Como Eu Era Antes de Você” foi adaptado para filme e tem o lançamento previsto para 3 de Junho de 2016 nos Estados Unidos.


Espero que tenham gostado da resenha de hoje!

Falem aqui nos comentários se vocês têm vontade de ler, já leram e o que acharam desse livro. Adorarei saber!

Até a próxima!

12 comentários sobre “Resenha: “Como Eu Era Antes de Você” – Jojo Moyes

  1. Confesso que só passei o olho pelo post porque ganhei esse livro de amigo oculto e vou começar a ler em breve. Tava cheia de medo de ter algum spoiler ou qualquer coisa ue fizesse adivinhar o rumo da história. Fico feliz, porem que caí aqui no seu blog e dei de cara com esse post, porque me animou mais a ler o livro.

    Curtido por 1 pessoa

    • Que bom que gostou! Adorei o fato da autora ter abordado as dificuldades que os cadeirantes sofrem, porque assim chama mais a atenção das pessoas ao problema. Também estou muito ansiosa pelo filme, acho que os atores irão se encaixar direitinho nos papéis.
      E muito obrigada por me indicar! Fico muito agradecida mesmo! Bjos!!!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Oii Maria Luiza! Gostei muito da sua resenha, que foi bastante objetiva e não ficou nem muito pequena nem muito grande.
    Eu também li esse livro e fiz resenha lá no blog, mas não gostei tanto dele assim porque foi feito uma enorme propaganda a respeito dele e eu acabei criando uma expectativa enorme. então ele acabou não sendo aquilo tudo q eu esperava. (sem contar q eu também recebi um spoiler do final :/ )
    ainda assim é um ótimo livro e eu também recomendo.
    Nem precisa dizer que a parte que mostra as dificuldades que um deficiente físico precisa enfrentar nos dá um choque de consciência!
    Parabéns.
    Feliz ano novo 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigada!
      Eu não tinha muitas expectativas em relação ao livro, então acabei gostando da leitura. A autora também fez bem em abordar essas dificuldades dos cadeirantes, pois, por ser uma realidade “distante” da nossa, às vezes mal prestamos atenção nelas, então foi uma boa maneira de nos conscientizar quanto a isso.
      Feliz Ano Novo para você também 🙂 Bjos :*

      Curtir

Deixe um comentário

