Retrospectiva Literária 2015

Oi, gente!

O ano está acabando e por isso decidi fazer uma retrospectiva das minhas leituras de 2015. Eu já tinha feito um TOP 5 com os livros favoritos do ano, mas depois percebi que deixei de comentar sobre muitos dos livros que eu gostei.

Vou responder aqui algumas categorias que o blog Pensamento Tangencial propôs. São 27 itens no total, por isso vou tentar ser breve em cada um, ok?

1 – A aventura que me tirou o fôlego: 

“Maze Runner: Correr ou Morrer”, escrito por James Dashner.

2 – O terror que me deixou sem dormir:

“O Iluminado”, escritor por Stephen King ❤ (resenha aqui).

3 – O suspense mais eletrizante:

“E Não Sobrou Nenhum”, escrito pela (incrível, maravilhosa, perfeita) Agatha Christie ❤

4 – O romance que me fez suspirar:

“Como Eu Era Antes de Você”, escrito pela Jojo Moyes (resenha aqui).

5 – A fantasia que me encantou:

“Uma Chama Entre As Cinzas”, escrito pela Sabaa Tahir (resenha aqui).

6 – A saga que me conquistou:

A trilogia “As Peças Infernais”, escrito pela Cassandra Clare. Ainda não terminei de lê-la (estou quase terminando o segundo livro), mas até agora estou gostando da leitura.

ATUALIZAÇÃO: Terminei de ler “Príncipe Mecânico” e gostei bastante!

7 – O clássico que me marcou:

“O Morro dos Ventos Uivantes”, escrito pela Emily Brontë, pois foi esse livro que me despertou a vontade de ler clássicos.

8 – O livro que me fez refletir:

“Fahrenheit 451”, escrito por Ray Bradbury ❤ (resenha aqui).

9 – O livro que me fez rir:

“Marley e Eu”, escrito por John Grogan.

10 – O livro que me fez chorar:

Nenhum me fez realmente chorar, mas um livro cuja história é bem triste é “Vidas Secas”, escrito pelo Graciliano Ramos.

11 – O livro que me decepcionou:

“O Cão dos Baskerville”, escrito por Sir Arthur Conan Doyle. Eu gostei do mistério do livro, mas achei a narrativa um pouco lenta. Vou tentar mais uma vez ler Sherlock Holmes próximo ano, fiquei bastante animada com a amostra que li de “Um Estudo Em Vermelho” no site da editora.

12 – O livro que me surpreendeu:

“Objetos Cortantes”, escrito pela Gillian Flynn.

13 – O livro que devorei:

“A Garota no Trem”, escrito pela Paula Hawkins (resenha aqui).

14 – O livro que abandonei:

Não abandonei nenhum livro esse ano 🙂

15 – A capa que amei:

“A Seleção”, escrito pela Kiera Cass. Confesso que não sou muito fã da série, mas as capas são realmente lindas!

16 – O thriller psicológico que me arrepiou:

“Garota Exemplar”, escrito pela Gillian Flynn.

17 – A frase que não saiu da minha cabeça:

Não tem como se esquecer da primeira frase de “Orgulho e Preconceito”.

“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro que possua grande fortuna deve estar à procura de uma esposa.”

18 – O(a) personagem do ano:

Hercule Poirot ❤

19 – O casal perfeito:

Elizabeth Bennet e Sr. Darcy ❤

20 – O(a) autor(a) revelação:

Agatha Christie, Stephen King e Jane Austen ❤

21 – O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras:

Agatha Christie ❤

22 – O gênero literário que mais li:

Acho que foram livros policiais e de mistério.

23 – O gênero literário que preciso ler mais:

Li uma quantidade razoável de clássicos esse ano (levando em conta que eu não lia quase nada desse gênero, claro), mas acho que clássicos nunca são demais, certo? 😉

24 – O melhor livro nacional:

Li um livro de contos do Machado de Assis (mini-resenha aqui) e o texto que eu mais gostei foi, sem dúvida, “A Cartomante”.

Outro livro nacional que li foi “O Vilarejo”, escrito pelo Raphael Montes, e gostei bastante também (resenha aqui).

25 – O melhor livro que li em 2015:

Impossível escolher um! Fiz um TOP 5 de livros favoritos de 2015, quem ainda não viu dá uma conferida aqui.

26 – Li em 2015 … livros:

Até agora li 49 livros, mas possivelmente terminarei outro antes do fim do dia. Qualquer coisa atualizo o post.

ATUALIZAÇÃO: Concluí a leitura de outro livro, então são 50 livros lidos no ano 🙂

27 – A minha meta literária para 2016 é:

Conhecer novos autores, ler mais clássicos e mais livros da Agatha Christie e do Stephen King.


Muito obrigada a todos que acompanharam “Meu Diário de Leitura” esse ano! Foi ótimo trocar opiniões sobre livros com vocês!

E não se esqueçam de dar uma olhada nos outros blogs que também participaram da Retrospectiva Literária 2015 (link aqui).

Um beijo e que 2016 venha com tudo!

10 comentários sobre “Retrospectiva Literária 2015

  1. Gostei muito da sua retrospectiva. Curta, clara e objetiva! hehe E acho tão legal quando vejo as pessoas querendo ler os clássicos ainda, porque acho que precisamos perpetuar (!) esta literatura sempre, e não ler somente o que está na moda.
    Beijos
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

